Como elaborar um plano de negócios - uma amostra com cálculos, estrutura e conteúdo de um plano de negócios + exemplos prontos (pode ser baixado gratuitamente)

Olá, queridos leitores da revista online sobre dinheiro "RichPro.ru"! Este artigo irá falar sobre como elaborar um plano de negócios. Esta publicação é uma instrução direta para ação, que transformará uma ideia comercial bruta em um plano passo a passo confiante para a implementação de uma tarefa clara.

Vamos considerar:

  • O que é um plano de negócios e por que é necessário;
  • Como elaborar um plano de negócios;
  • Como estruturar e escrever você mesmo;
  • Planos de negócios prontos para pequenas empresas - exemplos e amostras com cálculos.

No final do tópico, mostramos os principais erros de empreendedores iniciantes. Haverá muitos argumentos a favor da criação de qualidade e pensativo um plano de negócios que dará vida à sua ideia e sucesso coisas no futuro.

Além disso, este artigo fornecerá exemplos de trabalhos concluídos, que você pode simplesmente usar ou pode servir como base para o desenvolvimento do seu projeto. Exemplos prontos de planos de negócios enviados podem ser baixados gratuitamente.

Além disso, responderemos às perguntas mais frequentes e esclareceremos por que nem todos escrevem um plano de negócios, se for necessário.

Então, vamos começar em ordem!

A estrutura do plano de negócios e o conteúdo de suas principais seções - um guia passo a passo para sua preparação

1. Como elaborar um plano de negócios: instruções detalhadas sobre como se escrever

No desejo de abrir seus negócios o mais rápido possível, muitos empreendedores iniciantes começarão imediatamente, sem perceber o que suas ações trarão no futuro.

Há outra situação em que uma pessoa passa a maior parte do tempo em sonhos de sonhos maravilhosos, sem fazer nada, pois não sabe como abordar a realização do que deseja.

Nos dois casos, acontece o seguinte: sem um plano claro de como agir, um empresário iniciante se perde no mundo bastante confuso da economia e, como resultado, perde o desejo de atingir uma meta.

Para abrir um negócio, é muito importante escrever um plano de negócios competente que desempenhará o papel de um cartão no campo de batalha para sua própria idéia.

1.1 Plano de negócios - o que é (conceito e finalidade)

Apesar da ambiguidade do termo plano de negócios, pode ser dada uma interpretação clara para seu compilador:

Plano de negócios - este é um guia compreensível para o criador e os investidores de documentos que, usando os mecanismos do sistema de negócios, lideram a idéia principal descrita para implementação no mundo material.

Um documento semelhante é criado com base em tres conhecimento da sua ideia, que formará a base de todas as suas ações subseqüentes. Somente uma compreensão clara dessas coisas pode fornecer essa plataforma de lançamento, que finalmente o leva ao objetivo.

Estes 3 O conhecimento é o principal fator de sucesso para qualquer projeto:

  1. O lugar onde você está agora. Ou seja, se você é um funcionário que deseja abrir sua loja, perceba quais habilidades você não possui, qual o valor que precisa investir, quais equipamentos, instalações, comunicações e assim por diante.
  2. O resultado final. Não precisa ser um sonho na série "Quero ser rico". É necessário entender claramente que tipo de rotatividade sua empresa deve ter, que lucro, que lugar no mercado e tudo no mesmo espírito;
  3. Você precisa descrever e entender claramente quais etapas o levarão do primeiro ponto ao segundo. Obviamente, você não pode calcular tudo, mas vale a pena entender com precisão e detalhes, de acordo com suas realidades, como agir.

Depois de lidar com essas três bases, você pode prosseguir para o próximo estágio de preparação para a implementação da sua ideia de negócio.

1.2Por que escrever um plano de negócios e por que é necessário - 2 objetivos principais

Existem dois objetivos principais para criar um plano de negócios. Em cada um dos casos, deve-se prestar atenção a determinadas informações.

Objetivo número 1. Elaboração de um plano de negócios para investidores

Nessa situação, você precisa entender que sua principal tarefa que o documento executará éé pegar dinheiro dos investidores, provar que eles serão usados ​​racionalmente.

Não importa se você precisa pagar o empréstimo posteriormente ou o dinheiro lhe será concedido de forma irrevogável como doações ou subsídios, você deve apresentar a implementação de sua ideia da maneira mais bonita e ponderada possível.

Para fazer isso, seu trabalho deve ter algumas características:

  1. Apresentação lógica, que consiste na clareza, justificativa de cada ação, procedimento ou termo descrito. Duvide de algo - não escreva ou estude esse aspecto com mais detalhes. Além disso, este texto pode muito bem fazer algumas perguntas desconfortáveis ​​das quais a decisão geral dependerá.
  2. A beleza da história. Tudo deve ser descrito de maneira suave e graciosa, não use palavras negativase o termo "riscos" É necessário afastar os números ou torná-los mínimos. Você pode embelezar ou suavizar um problema específico que pode causar dificuldades, mas pode resolvê-lo, se desejar. No entanto, vale a pena considerar que não há necessidade de assumir obrigações impossíveis, mesmo no papel - isso é complicado.
  3. Submissão confiante. É muito importante que você aprenda a fazer uma apresentação apropriada, encontre estatísticas de suporte no exemplo de outra empresa e tudo na mesma linha. Tente, aja e fale como se estivesse dizendo coisas óbvias. Fale claramente, para que até uma criança entenda. Os investidores podem ser um pouco acima e mais inteligentes do que você, e uma tentativa de se esconder atrás de palavras inteligentes revelará incerteza e falta de experiência nos negócios. As pessoas devem entender você o máximo possível e inspirar-se no espírito de uma ideia de negócio.

Ao seguir essas regras, você terá muito mais chances de atrair a atenção de capital significativo devido ao seu planejamento de negócios.

A propósito, como você pode obter um empréstimo sob um plano de negócios para iniciar e desenvolver seus negócios é descrito em detalhes em nossa publicação separada.

Objetivo número 2. Elaborando um plano de negócios para si mesmo

Nesse caso, o plano de negócios é escrito apenas como um guia de ação para você. É necessário calcular tudo o que você precisa e, com base em suas próprias capacidades, começar a agir.

Esse plano deve ser o mais próximo possível da sua situação real, na qual você abrirá um negócio.

Tudo se parece com isso: Você precisa comprar móveis para organizar o trabalho do escritório. Isso inclui 15 cadeiras 1500 rublos cada, 5 mesas 7000 rublos cada e 2 estojos para papéisessa posição 4 mil cada todos. O resultado é soma arrumada. No entanto, ao mesmo tempo, lembre-se de que na sua garagem há um cartão de aglomerado no qual é possível montar os armários necessários, seu pai tem cinco cadeiras extras e um amigo está disposto a doar uma mesa para você. Como resultado, o orçamento do dispositivo de escritório "perdeu peso" diante de nossos olhos.

Essas economias, especialmente nos estágios iniciais, são categoricamente importantes para qualquer negócio. Isso dependerá da rapidez e eficiência do desenvolvimento.

Que erros podem ser cometidos aqui?

Freqüentemente há uma confusão desses dois planos, quando uma pessoa, em vez de explicar claramente ao investidor exatamente para onde vai o seu dinheiro, tenta salvá-lo com antecedência. Se você precisar de 10 correios com um salário fixo para um trabalho de qualidade, escreva assim.

Diga que seus três amigos podem correr quando não estão no cargo principal, apenas Fedya está frequentemente doente e Lesha tem um filho de um ano, em nenhum caso. O investidor espera uma estimativa clara de você, tendo alocado dinheiro para o qual deseja garantias, não desculpas.

Antes de criar um plano de negócios, você precisa entender claramente para quem está escrevendo. Se você ainda não decidiu isso, provavelmente seu trabalho será inútil.

1.3 Elaboramos um plano de negócios corretamente!

Como elaborar um plano de negócios? Para fazer isso, você precisa entender claramente a posição em que está agora. A análise da situação atual é a base para o estudo futuro das ações. Para conduzi-lo, você precisa mobilizar todas as informações que possui.

Se algo não estiver claro, existem manchas brancas ou algo não está claro para você - esclareça, no futuro isso resolverá muito.

Você não pode fazer isso sozinho? Esta é uma ocasião para encontrar um especialista em uma questão problemática. A tecnologia comprovada para análise é considerada bastante simples, mas eficaz Análise SWOT.

1.4 Usamos uma nova ferramenta - análise SWOT

O que é SWOTanálise? O nome do método literalmente contém seu significado geral:

  • Pontos fortes - os benefícios;
  • Fraqueza - desvantagens;
  • Oportunidades - oportunidades (o que pode dar);
  • Ameaças - ameaças (riscos).

Um exemplo de análise SWOT em um plano de negócios de mineração de ouro

A ideia é justamente avaliar todos os fatores acima, tanto dentro da empresa quanto na influência externa. Deve ser o mais objetivo possível e fornecer a imagem mais realista das posições iniciais.

Isso deve ser algo como isto:

Benefícios (+) essa decisão:

  • O custo de produção é bastante baixo;
  • Somente especialistas estarão na equipe;
  • No centro da ideia está a inovação;
  • A embalagem terá uma aparência atraente, o serviço terá um caráter descartável.

Desvantagens (-) idéias:

  • Nenhum espaço de varejo pessoal;
  • A marca tem pouco reconhecimento.

Geralmente itens as possibilidadese ameaçascombinar juntos e dividir depois em dois níveis. O primeiro implica fatores externos aos quais a própria empresa, seus líderes e até investidores não estão relacionados e não podem influenciar.

Adequado para esta função:

  • Situação política e econômica em sua região, país ou em geral, no mundo;
  • Características da natureza da população da sua região, sua capacidade de comprar;
  • Quão desenvolvido é o lado tecnológico no campo de sua ação;
  • Qual é a situação demográfica e assim por diante.

Depois de estudar esses fatores, eles se afastam das macrotendências e se aproximam das realidades relativas à própria ideia. Eles geralmente são derivados de fenômenos globais.

Recursos:

  • Se as tecnologias em sua região não forem muito desenvolvidas, você poderá trazer algumas inovações e obter uma fatia significativa do mercado;
  • Conte com investimentos adicionais do estado ou de outros investidores;
  • Leve em consideração o sabor local na organização da publicidade e do design e aumente essa venda.

Ameaças:

  • Grandes taxas alfandegárias para a importação de matérias-primas:
  • Grande concorrência na área de negócios desenvolvida.

Essa análise SWOT é bastante fácil e rápida, mas é melhor, principalmente não se apressar pela primeira vez, mas pensar em cada item o mais cuidadosamente possível.

Depois de preparar uma base sólida para escrever um plano de negócios de qualidade, você pode começar a estudar e escrever suas seções.

Análise detalhada de como escrever um plano de negócios por modelo

2. A estrutura e o conteúdo do plano de negócios - as principais seções

Depois de descobrir para quem o plano de negócios está sendo escrito, com que finalidade é feito e como ele muda dependendo do foco e de outras nuances, podemos começar a estudar as seções e subseções deste documento.

2.1 Tudo começa com a página de título

Preparar a folha de rosto correta é tão importante quanto qualquer outra parte do plano. Para fazer isso bem, você precisa incluir informações como:

  • nome completo do projeto que está sendo desenvolvido;
  • nome da organização para a qual a documentação desenvolvida foi criada;
  • localização da organização - país e cidade devem ser indicados;
  • todos os números de telefone necessários para a comunicação;
  • dados do proprietário da organização e do compilador da própria documentação;
  • A data em que o documento foi criado.

Além disso, certas informações financeiras também podem ser colocadas nesta página. Isso é feito para interessar imediatamente investidores ou credores.

Nesta seção da página de rosto, você precisará indicar o tempo pelo qual o projeto será recompensado, qual será o lucro planejado após a implementação da ideia, qual será a necessidade de obter recursos para o investidor e quantos serão necessários.

Tendo indicado todas as opções acima, vale a pena considerar as informações que permitirão ou não que terceiros estudem o documento. Geralmente, isso é enquadrado como uma frase simples, dizendo que você não pode mostrar o artigo para ninguém de fora.

2.2 Retomar a escrita

Esta é a primeira parte informativa do trabalho, que é a mais importante. Não importa o quão estranho possa parecer, é nessas primeiras páginas que a maioria dos investidores e credores compõe sua primeira e, como mostra a experiência, geralmente a última opinião.

O fato é que retomar - Esta é uma informação concisa sobre todo o trabalho, sobre cada seção, sobre as conclusões feitas neles.

Escusado será dizer que tudo isso deve parecer o mais atraente possível, mas não vale a pena exagerar. A maioria dos investidores está bem ciente do que é real e do que não é, portanto, as tintas devem ser adicionadas a um limite razoável.

Esta seção é escrita quando todos os outros terminam, todos os cálculos e outras informações necessárias estão prontos. No resumo, você revelará as tarefas e a essência de todo o projeto; portanto, devem estar presentes parágrafos sobre:

  • primeiro, os objetivos imediatos do projeto, suas tarefas;
  • recursos planejados para gastos;
  • métodos de implementação concebidos;
  • na medida do possível sucesso neste empreendimento, enquanto a descrição deve levar em consideração a novidade e a relevância para o público-alvo;
  • a quantia que o proprietário do projeto deseja emprestar, uma vez que ele próprio não possui esses fundos;
  • todos os dados sobre como e quando os recursos retirados de investidores e credores serão devolvidos;
  • informações breves e concisas sobre indicadores de desempenho.

No resumo, você não deve pintar tudo lindamente. Aqui, números confiantes e dados claros devem falar por você.

O fato é que esta seção deve ser curta - uma e meia - duas páginas e "chocante" para inspirar as pessoas que podem lhe dar dinheiro. Mostre que eles também estão interessados ​​em implementar este projeto.

2.3 Estabelecendo metas claras

Esta parte do plano de negócios é dedicada ao que você deseja alcançar. Será uma atividade específica ou produtos ou serviços sendo criados. É muito importante identificar os seguintes pontos:

  1. Certifique-se de mencionar os processos que você pretende usar. Nesse caso, não entre em todos os detalhes e liste todos os detalhes. Para fazer isso, é melhor desenvolver um aplicativo separado que inclua todas as informações consistentes e detalhadas sobre toda a tecnologia da modalidade do objetivo.
  2. Articular, destacar e resumir claramente a base de evidências dos benefícios que os consumidores receberão;
  3. Também vale a pena provar que o que você fará é único. O que exatamente não é tão importante. Esse pode ser o menor custo de produção do mercado que você conseguiu, graças aos fornecedores mais baratos ou às condições especiais de um acordo com eles ou à criação de uma tecnologia especial que nunca foi repetida por ninguém;
  4. Imediatamente após isso, você precisa indicar que não vai parar por aí, mas pretende aprofundar o assunto. Mostrar formas possíveis de desenvolver a mesma tecnologia ou aumentar a produção em si, atrair novos fornecedores ou desenvolver novos métodos para atingir a meta;
  5. Além disso, se você possui patentes ou direitos autorais exclusivos, isso deve ser indicado para criar confiança do investidor na originalidade da proposta.

Parágrafos bem projetados e completos desta seção ajudarão a convencer os credores de que sua idéia futura permanecerá à tona e não será absorvida pelos concorrentes.

2.4 Analisamos o setor ao qual a ideia pertence.

Esta seção é importante e ajudará muito. ganhar confiança dos investidoresse for elaborado com honestidade e o mais detalhado possível.

A primeira coisa que você precisa fazer é analisar o mercado em que vai trabalhar. É importante dizer qual é a sua condição, o que vende bem e o que não é muito, o quão tecnicamente ele está equipado e onde está por trás disso. Quanto mais atual e relevante a informação, melhor.

Depois de escrever tudo isso, você terá um plano de fundo para implementar sua ideia. Aqui você pode dizer para mostrar que tipo de nicho seu projeto ocupará, quais serão suas perspectivas de desenvolvimento.

Além do estado interno do mercado, fatores externos também devem ser descritos, por exemplo, crise geral ou falta de mão-de-obra treinada na região. Qualquer coisa que possa afetar a eficácia da sua ideia.

Quanto mais detalhes você levar em conta, encontrará respostas e soluções para eles, mais impressionante será o projeto aos olhos de investidores e credores. Isso aumentará a competitividade da sua empresa e fornecerá ao proprietário algoritmos prontos para resolver muitos problemas pré-calculados.

Você não pode ignorar os concorrentes nesta área. Se o seu projeto não é absolutamente único (por exemplo, nesta região ninguém vende flores ou livros), listar seus produtos, suas vantagens e suas oportunidades de negócios apenas aumentará a confiança do investidor em você. Obviamente, sua própria ideia deve ser destacar-se neste contexto.

Também seria um ótimo complemento para fazer um retrato de um comprador típico de seu produto ou serviço. Designe o público-alvo, o motivo pelo qual ele precisará de você, o motivo pelo qual a pessoa virá até você.

Não pinte um monte de situações diferentes. Crie e organize uma imagem geral que contenha a ideia básica de seus produtos. Muito provavelmente, será coletivo, mas não é assustador. Bem, se ele for composto de conhecimentos de pelo menos os fundamentos elementares da psicologia, ou serão fornecidas algumas estatísticas.

2.4 Avaliação das capacidades empresariais dentro da indústria

Este é um dos pontos mais importantes, pois na verdade demonstra o que você é capaz com sua ideia.

Inclua as seguintes informações nesta seção:

  • serviços e produtos que sua organização venderá, suas atividades;
  • todos os dados administrativos e jurídicos: quando a organização foi criada, quantos funcionários nela, quantos parceiros, quem são eles, qual é a estrutura geral, quem é o proprietário específico, informações sobre a forma legal;
  • Indicadores econômico-financeiros da organização, sem detalhes, de forma geral;
  • Informações sobre os bens pessoais da organização, sua localização física, o endereço de suas instalações, em geral, tudo o que pode ser visto no mapa;
  • Detalhes da atividade selecionada, por exemplo, se é agricultura, a sazonalidade do trabalho ou se é a entrega de pessoas bêbadas em suas casas, esse é o modo noturno de trabalho e assim por diante.

Atenção especial deve ser dada a esse item no caso de um novo caso ser aberto. Nesse caso, a descrição de cada item deve ser mais detalhada e o estudo mais completo. Novos itens sobre a probabilidade de desenvolvimento bem-sucedido e dados sobre as habilidades e habilidades do proprietário serão adicionados.

Esta seção é a principal, uma vez que sua principal tarefa é convencer investidores e credores de que toda a idéia realmente funcionará, é confiável e promissora.

2.5 Informações completas sobre o que você vai vender

Aqui você precisa informar todas as informações sobre o produto fornecido em termos de quem o comprará, ou seja, o consumidor. Uma ótima idéia seria anexar uma foto bonita e de alta qualidade do produto à seção.Será necessário escrever claramente uma descrição e parâmetros técnicos.

Isso deve ser declarado na seguinte ordem:

  • Nome do produto;
  • Como posso usá-lo, para que serve;
  • Descrição de características importantes, listagem de secundárias;
  • Destacando as vantagens, ênfase em sua competitividade;
  • Se houver direitos autorais ou patentes para todo o produto ou qualquer uma de suas partes - marque-o;
  • Se você precisar obter uma licença, o direito de fabricar ou vender - não deixe de indicar isso também;
  • Certificados de qualidade do produto também devem ser incluídos nesta lista;
  • Impacto na saúde humana e no meio ambiente;
  • Informações completas sobre o fornecimento, aparência da embalagem;
  • Quais são as garantias para os produtos, onde e como posso obter serviço;
  • Dados sobre as características operacionais do produto;
  • Como posso descartar os bens após o fim de sua vida útil.

Considerando todos os pontos, você obterá uma descrição de qualidade.

Planejamento de marketing em um plano de negócios

2.6 Plano de marketing e sua preparação

Depois de entender a avaliação da indústria, do produto e de seu lugar nesse mercado, vale a pena passar diretamente para a estratégia de sua promoção. Para fazer isso, você precisa calcular o volume de consumo e os potenciais compradores. Além disso, você terá que descrever a alavancagem demanda, que pode incluir flutuações de preços, o lançamento de uma empresa de publicidade, melhorando a qualidade dos produtos e tudo na mesma linha.

Você também precisará informar sobre como vender o produto, quanto custará, qual será a política de publicidade e outros detalhes da promoção.

Lembrando-se dos clientes, especifique como eles comprarão as mercadorias atacado ou no varejose você trabalhará para o consumidor final ou para revenda, o status dos compradores, se será uma população simples ou entidades legais.

Você precisará avaliar os parâmetros do produto em termos de aparência, custo, quais tarefas serão executadas, vida útil, prazo de validade, segurança no uso e para a saúde humana e o meio ambiente.

Para fazer isso, você deve seguir o seguinte plano:

  • Estudar e analisar futuros consumidores;
  • Determinar a capacidade competitiva de um produto ou serviço;
  • Quais são as possibilidades para sua implementação;
  • Todo o caminho da mercadoria desde o início de sua produção até as mãos do cliente final:
  1. Descrição da carcaça externa;
  2. Locais de armazenamento;
  3. Métodos de armazenamento;
  4. Serviço após a compra;
  5. De que forma vender;
  • Métodos para atrair um público consumidor:
  1. Empresas de publicidade e promoções;
  2. Distribuição gratuita do produto para teste;
  3. Várias exposições e assim por diante.

É importante que a relação entre os três parâmetros seja claramente visível: preço, rentabilidade e qualidade.

Criar este item em um plano de negócios exigirá muito esforço. Isso deve levar em conta os mecanismos e fatores relacionados ao lado comportamental da audiência, métodos de publicidade abertos e ocultos, determinando os interesses específicos da audiência, criando previsões e muitas outras manipulações bastante complexas.

2.7 Criando um plano de produção

Esta seção é dedicada exclusivamente às etapas de produção de mercadorias que acompanham esse processo técnico. Isso deve incluir informações sobre seus ativos. instalações, equipamento técnico, pessoal treinado e qualificadoque irá ou já está trabalhando sob sua direção. Além disso, os métodos devem ser descritos aqui, com a ajuda dos quais você pode aumentar ou diminuir o volume de material criado, se necessário.

Se em seu trabalho você disser como planeja estabelecer um fluxo de trabalho e toda a produção como um todo, deve ser descrito toda a cadeia de criação de produtos. Você precisa fazer isso com o custo de matérias-primas e elementos e terminar com a embalagem dos produtos acabados.Aqui você precisa considerar tudo, até os mínimos detalhes.

Se você tem um parceiro que assume parte das obrigações, todos os dados dele devem ser apresentados em detalhes, os valores que ele gasta nisso e os volumes que ele executa. Também deve explicar por que o contrato foi celebrado com esta empresa, suas vantagens neste mercado, todas essas informações.

Se o acompanhante fornecer à sua empresa as matérias-primas ou equipamentos necessários, cada produto ou marca de equipamento deverá ser descrita separadamente. Calcule também quanto lhe custa e quanto é rentável.

Aqui é necessário calcular quanto será o custo do produto. Indique todos os custos variáveis, que podem variar dependendo da quantidade de matérias-primas adquiridas ou de fatores semelhantes e custos fixos, que não mudam sob nenhuma condição.

Para escrever esta seção correta e totalmente, siga estas etapas:

  • Quão desenvolvida é a produção, quais são as soluções originais ou inovadoras de engenharia, quão desenvolvido é o sistema de transporte, quão bem os recursos são entregues e que qualidade são;
  • Uma descrição detalhada da tecnologia utilizada, incluindo os motivos objetivos para esta escolha;
  • É necessário comprar ou alugar instalações adicionais;
  • Qual equipe ainda é necessária para sua ideia, suas características, educação, experiência profissional, número de trabalhadores necessários, informações adicionais;
  • Você precisará provar que o produto que você produz é seguro para uso generalizado e não prejudicará as pessoas ou o mundo ao redor;
  • Relate a quantidade necessária de capacidade de produção e descreva o que já está disponível, se houver;
  • Diga quais recursos ou matérias-primas adicionais serão necessários e em que quantidade;
  • Descrição de todos os subcontratados, fornecedores de materiais, contratos de terceiros e suas condições;
  • Cada produto ou serviço fabricado deve ter seu próprio preço de custo estimado;
  • Deve haver uma estimativa para mencionar os gastos atuais;
  • Criando uma análise na qual a estrutura dos custos de produção será considerada.

2.8 Plano organizacional

Nesta seção, é necessário mencionar ou citar extratos dos atos legislativos ou regulamentares que regem a atividade da indústria selecionada no estado.

Além disso, você deve descrever em detalhes um cronograma claro de acordo com o qual o projeto será implementado. É obrigatório descrever em detalhes todas as datas necessárias.

2.9 Plano financeiro

Essa parte do plano de negócios será perfeitamente enquadrada se você a colocar aqui. informações sobre os seguintes pontos consecutivos:

  • Um plano de receitas e despesas para os próximos anos;
  • Por quanto tempo você planeja implementar a idéia, anotando o primeiro ano o máximo possível, de preferência mensalmente;
  • Plano de transferência de ativos e dinheiro;
  • Saldo geral aproximado, para o primeiro ano do plano;
  • Análise de ponto de equilíbrio, na qual perspectivas, cronogramas de atividades financeiras e detecção de ponto de equilíbrio devem ser estudados.

Você também deve descrever o investimento provável por exemplolocação. Em mais detalhes sobre o que é leasing, falamos em palavras simples em um de nossos artigos.

É necessário considerar cuidadosamente as possibilidades de financiamento, as chances de receber dinheiro, calcular como é benéfico seu uso e também descrever como você pretende pagar todas essas dívidas.

No final desta parte, você deve fazer uma análise da eficácia de todo o trabalho. Você pode usar qualquer método para as manipulações necessárias, por exemplo, análise de atividades financeiras e econômicas. Isso é feito para determinar a lucratividade, a estabilidade financeira de todo o projeto e muitos outros indicadores.

Vale a pena manter a estrutura desta seção:

  • Relatório anual de lucros e perdas;
  • Estrutura de pagamentos de impostos;
  • Um plano para descrever a dinâmica das finanças no primeiro ano;
  • O saldo planejado para o primeiro ano de implementação do plano de negócios;
  • Quanto investimento é necessário;
  • Os custos que seguem o uso do dinheiro contratado;
  • Utilizando uma técnica específica, foi realizada uma análise de toda a documentação de um plano de negócios.

2.10 Exame e análise de possíveis riscos

Todo negócio de qualquer complexidade tem muitos problemas em seu caminho. O mesmo se aplica à implementação de qualquer plano de negócios. É por isso que esta seção é tão importante. Um autor competente dará a esta seção o máximo de atenção possível.

É importante calcular todos os riscos possíveis e pensar cuidadosamente sobre maneiras eficazes de evitá-los ou resolvê-los.

É aqui que estratégias para abordar todas as dificuldades percebidas devem ser dadas. Este será um grande incentivo para os investidores e uma ferramenta conveniente para o próprio dono da ideia, pois ele já terá as melhores práticas para remover muitos problemas.

Determine o grau de cada um dos riscos e, com fatos, justifique-os com confiança. Compreender o problema é um dos passos mais importantes para resolvê-lo.

Seria relevante criar ações alternativas para cobrir perdas, compensação por perdas prováveis. Quanto mais você prever desde o início, menos terá que se segurar no futuro. Use a familiar análise SWOT ou estudo qualitativo para isso.

Se você estava falando sobre a última opção, aqui você pode calcular não apenas os riscos possíveis, mas também as perdas prováveis. Vários métodos serão relevantes aqui, do especialista ao estatístico.

Uma consideração detalhada dos riscos, algoritmos prontos para resolvê-los, atrairá parceiros e investimentos para o seu lado.

Aqui estão as soluções mais significativas:

  • Obtenção de apoio e garantias das autoridades em vários níveis;
  • Seguros;
  • Criando uma promessa;
  • Garantias bancárias;
  • Capacidade de transferir direitos;
  • Garantia do produto acabado.

2.11 O que incluir nos aplicativos

Podem ser dados diferentes, pois esse é um "arquivo" comum da documentação usada nas seções principais do plano.

Isso pode incluir:

  • Cópias de contratos e licenças oficiais;
  • Confirmação da veracidade das características reivindicadas;
  • Preços e catálogos de potenciais fornecedores;
  • Tabelas com demonstrações financeiras, removidas do texto principal, para facilitar a percepção do leitor.

Sumário

Esta é uma forma geral de escrever um plano de negócios. De acordo com o seu serviço ou produto, você deve alterá-lo por conta própria, talvez adicionar em algum lugar e em algum lugar para reduzir as informações. Se você entende bem o que vai fazer, não será difícil criar esse projeto.

Pode haver dificuldades com o marketing, mas aqui você pode entrar em contato com um especialista neste campo.

Se você estiver longe do tópico, entre em contato com os profissionais e, com base no trabalho deles, estude sua ideia em detalhes ou comece a dominar e entender o tópico.

Essa é a única maneira de obter altos resultados nos negócios.

3. Erros típicos na preparação de um plano de negócios 📛

É fácil cometer um erro ao criar um plano de negócios, como em qualquer outro trabalho mental, sem a experiência adequada. Mesmo trabalhando com todas as peças necessárias com cuidado suficiente, seguindo o conselho de especialistas e tomando como base as opções prontas, é fácil seguir o caminho errado. Então, quais são os erros típicos nessa questão?

Existe tres Os principais tipos de erros aos quais você precisa prestar muita atenção:

  1. Supervisões técnicas, que incluem informações mal processadas, coleta de fatos falsos, apresentação incorreta de dados confiáveis, borrões e erros nos cálculos, conclusões e conclusões não escritas, ausência de indicações de fontes de informação;
  2. Erros conceituais aparecer devido à falta de educação nos negócios, falta de entendimento da tecnologia de vendas, implementação da tecnologia selecionada e assim por diante;
  3. Metódicoque, mesmo com um bom plano de negócios, pode causar uma surpresa desagradável, o que é especialmente irritante.

Falaremos sobre a última opção em mais detalhes abaixo.

Erro nº 1. Movendo os problemas de uma cabeça doente para uma saudável

Ao criar seu próprio projeto de negócios, seu autor geralmente é extremamente inspirado por sua idéia, considera-o único e ideal para implementação. Pode ser que isso aconteça, no entanto, mesmo que o projeto seja executado perfeitamente, você poderá recusar o financiamento se não quiser investir seu dinheiro nos negócios.

Os investidores geralmente entendem a situação e estão prontos para investir em 70% de tudo planejado. No entanto, é importante que eles entendam que você também está interessado financeiramente nisso, está pronto para dar seu dinheiro para trabalhar, fazer todos os esforços para a implementação de alta qualidade do projeto.

Mesmo se você não tiver 30 % - Procure um parceiro de quem você possa obtê-los, outros possíveis investimentos. Somente dessa maneira você pode ter certeza de que um projeto bem elaborado será cuidadosamente estudado e levado em consideração. Um erro metodológico tão grosseiro enterrou muitas idéias promissoras.

Pior ainda, quando, além de tudo, você diz aos investidores que, para pagar dinheiro, pretende apenas quando o projeto é implementado e começa a obter lucro. Portanto, certamente nada resultará disso. Demonstre aos credores que você está pronto para investir em seu próprio projeto, e eles acreditarão em você.

Erro número 2. O investidor deve mostrar mais independência

Para o profundo pesar de muitos criadores de projetos, o investidor não deve nada a ninguém e não pretende fornecer os valores necessários.

Uma pessoa que administra ou possui dinheiro, pensa em primeiro lugar em seu próprio lucro, o que é muito lógico. Portanto, tendo recebido uma oferta na qual ele não vê claramente quanto dinheiro lhe é exigido e quando eles retornam a ele, ele naturalmente aprecia o projeto muitas vezes mais baixo, mesmo com os outros critérios mais atraentes. Porque

A resposta é simples, você deve, como pessoa interessada, convencer o investidor, para garantir que seu dinheiro retornará e ele ganhará o suficiente para fazer valer a pena.

Se você não indicou a quantia necessária no projeto, mas simplesmente descreveu o que está faltando aqui e ali no caminho da implementação do projeto, não disse quando exatamente devolverá o dinheiro, em que porcentagem espera recebê-lo, o investidor não entenderá nada da sua ideia. Acontece que você está oferecendo a ele que finalize seu plano de negócios para você e depois disso também lhe dê dinheiro.

Corrigir esse erro é bastante real. Para fazer isso, é necessário descrever claramente quais transferências de dinheiro são necessárias, em que período você planeja recebê-las, informar a data exata em que planeja devolver os fundos, quais garantias você está pronto para fornecer para o financiamento emitido e assim por diante.

Se você acha que não consegue lidar com isso, entre em contato com um especialista, ele formulará claramente seus desejos de acordo com a oferta do mercado.

Erro nº 3. O quadro jurídico é irremediavelmente esquecido

Investidor - Uma pessoa que deseja ter o máximo de garantias, o que não é estranho, pois planeja lhe dar seu dinheiro. É por isso que a obscuridade e a nebulosa com o quadro jurídico, por exemplo, documentos oficiais que confirmam a propriedade de edifícios industriais e armazéns, ou similares, "sutilezas" o assustam e o forçam a ficar longe de um projeto desse tipo.

Especialmente o caso dá uma guinada acentuada no caso de participação no financiamento compartilhado da empresa. A questão não escrita mais importante de vender sua participação a um investidor com fins lucrativos aterrorizará uma pessoa com sua idéia. Não vendo um lucro possível, ele recebe apenas todos os tipos de riscos. Não é à toa que ele tentará se afastar de tal projeto.

Esta seção do plano deve ser desenvolvida por um especialista.O fato é que você precisa conhecer todos os detalhes da organização legislativa da produção e participação nesse processo de investimentos e empréstimos, para que essa parte do documento seja verdadeira.

Se você decidir fazer isso sozinho, prepare-se para horas de trabalho no estudo de estruturas legislativas e regulamentares.

Erro número 4. Como sempre, eles se esqueceram de especialistas

O trabalho independente no projeto é um fenômeno positivo, pois o autor, como resultado, entende mais a situação do que um estranho. No entanto, existe um ancinho subaquático. Um especialista nesse assunto escreverá um plano muito mais preciso, atencioso e atraente para o investidor.

Esse é um dos erros metodológicos comuns, já que uma pessoa está tentando economizar com isso, acabando por trazer toda a ideia, mesmo uma boa, em completo abandono.

Se você não sentir forças para cumprir todas as condições necessárias e estudar os processos necessários, é melhor entrar em contato com um especialista, o dinheiro gasto certamente será recompensado.

Erro nº 5. Custos não previstos no plano

Freqüentemente, ocorre um incômodo metodológico no qual o compilador do plano de negócios esquece algumas despesas. Isso se deve a uma compreensão incompleta do processo de produção, desatenção, pressa e muitos outros fatores completamente humanos. Tais deficiências podem acarretar sérias conseqüências.

As despesas esquecidas mais comuns são:

  • Descarregamento ou carregamento de mercadorias;
  • Não pagamento de dinheiro pelo cliente;
  • Perda de uma certa porcentagem de produção devido ao casamento;
  • Comissões, impostos, IVA e outros pagamentos;
  • Perda durante o armazenamento de mercadorias;
  • Instalação de produtos;
  • Ensinar aos funcionários habilidades específicas e assim por diante.

Se você não estiver confiante em suas habilidades, consulte um especialista no setor selecionado e um financiador experiente. Eles lhe dirão quais resíduos você não incluiu na sua lista.

Erro número 6. Atitude negligente em relação ao estudo de riscos

Para todo investidor muito importantepara que todo o seu dinheiro seja devolvido a ele. Por isso, investindo em um projeto, ele quer conhecer todos os riscos possíveis.

O item obrigatório do plano que contém essas informações é o último, mas é uma das seções mais importantes que precisam ser elaboradas primeiro.

O primeiro erro no contexto desse erro metodológico é considerar o investidor um tolo. A pessoa com muito dinheiro quer desrespeito e negligência da sua parte. Portanto, se você escrever que está tudo bem, os riscos são mínimos em algumas linhas e isso conclui a seção - investindo não espere.

Um investidor nessa situação entenderá instantaneamente a importância de uma implementação de projeto de qualidade para você. O segundo erro é não equilibrar os altos riscos de um bom lucro. Se você não fizer isso, provavelmente eles também não lhe darão dinheiro.

A seção de risco deve ser elaborada com cuidado e cuidado. O investidor deve ter a confiança de que, mesmo com os riscos mais globais, você possui um algoritmo de ações que permitirá superar problemas com perdas mínimas. Em tal situação, essas informações tornarão todo o projeto mais atraente devido à honestidade, confiança e capacidade de lutar pelos interesses do investidor.

É ainda melhor se você descrever os principais riscos que estão além do seu controle, por exemploUma queda acentuada na moeda ou uma crise econômica.

Dados 6 erros metodológicos Eles são bastante típicos e a pessoa que se sentou para desenvolver um plano de negócios não saberá por que seu trabalho está fadado ao fracasso. No entanto, tudo pode ser corrigido, basta obter todas as informações necessárias e, em vista disso, esperar um resultado positivo.

4. Um exemplo pronto de um plano de negócios para café - uma amostra com cálculos

Os cafés estão localizados em cada esquina e, ao mesmo tempo, a demanda por eles nunca cai. Eles vão a essas instituições por vários motivos, portanto esse é um dos planos de negócios mais frequentes em desenvolvimento.Então, vejamos como escrever um plano de negócios - um exemplo é um café.

A renda mensal estimada dessa instituição será de aproximadamente 200 mil rublos, e o capital inicial total será necessário no valor de 2 milhões. No entanto, sua primeira ação deve ser elaboração de um plano de negócios.

4.1 Análise de mercado

Ao escolher um local para organizar um novo café, você deve percorrer com cuidado o distrito e o bairro para encontrar concorrentes.

Um grande número de padarias, estabelecimentos de veraneio, restaurantes, confeitarias e casas de café criará um ambiente desfavorável, uma vez que todos eles têm uma certa clientela regular, que inicialmente "comerá" um pedaço do seu bolo.

Em seguida, você deve escolher formato do seu café. Você deve escolher entre idéias como:

  • Mini-restaurante com comida de uma série de fast food;
  • Café, implicando autoatendimento;
  • Local de atendimento rápido;
  • Café, que é afiado para a entrega de seus próprios produtos.

Também é necessário determinar o que exatamente você vai cozinhar. Pode ser uma instituição com uma ampla variedade de pratos e pode ser especializada para crianças, sushi bar ou pratos italianos.

Nas seções a seguir, para esclarecer o exemplo, seguirão cálculos e informações sobre a descoberta. pizzarias.

4.2 Os principais padrões do menu

A pizza é preparada há muito tempo, portanto, seria uma boa idéia chamar a atenção do cliente para lanches leves e saladas, que podem ser rapidamente colocadas sobre a mesa. Também seria relevante criar sobremesas italianas rápidas que prontamente encantariam o visitante ao final de uma refeição.

Não perca de vista uma grande variedade de bebidas. Isso pode incluir chás de vários tipos, café, todos os tipos de sucos, água, cerveja sem álcool.

Na variedade do menu principal, você pode incluir não apenas os tipos padrão de pizza conhecidos por todos, mas também as opções originais. Isso pode ser massa de frutas, opção vegetariana, uma combinação incomum de sabores doces e salgados e tudo na mesma linha.

Além disso, você pode permitir que os visitantes "brinquem com coberturas" por conta própria e que eles criem sua própria pizza. A base pode ser:

  • Todos os tipos de queijos e enchidos;
  • Cogumelos de diferentes variedades e métodos de cozimento;
  • Legumes e ervas fatiados;
  • Frutos do mar, camarão e anchovas;
  • Cebolas após marinada, azeitonas de cores diferentes;
  • Carne de diferentes tipos e métodos de preparação, bacon;
  • Legumes em conserva, frutas;
  • Molhos de diferentes tonalidades de gosto.

4.3 Apresentação de um caso

A primeira coisa que você precisa fazer para registrar seu caso é decidir nas instalações. Sem isso, esse procedimento é impossível. O valor determinante será iluminação, área e localização da pizzaria.

Preste atenção! Se você escolheu um prédio separado, precisará redigir muito mais documentos. No entanto, se você alugar um quarto em um shopping center, isso reduzirá significativamente a papelada. Isso se deve ao fato de a administração do edifício já ter redigido documentos no SES, acordado a área de vendas do corpo de bombeiros e há muito tempo aprovado o projeto arquitetônico.

Depois de alugar um quarto em um shopping center, você precisará fazer um contrato de arrendamento, registrar sua própria empresa e informar a administração da cidade sobre a abertura de uma nova instituição.

Uma excelente opção seria registrar uma LLC. Neste formulário de registro, você pode pagar impostos sobre o sistema simplificado de impostos (USN) ou6% da renda total da pizzaria, ou 15% de "receita menos despesas".

Se o valor solicitado pelo shopping (TC) parecer alto demais, basta fazer cálculos para garantir que a empresa esteja pagando.

Além disso, essa cooperação com o shopping center tem várias vantagens:

  • O número de visitantes será constante, como um shopping center é um local popular, onde multidões de pessoas passam muito tempo lá, aproveitam o apetite e entram no seu estabelecimento sob os cheiros hipnotizantes da pizza;
  • O público-alvo é bastante lucrativo., como as pessoas costumam ir a shopping centers com uma certa quantia de dinheiro que desejam gastar, simplesmente não decidiram onde;
  • Acontece uma grande autopromoção, devido aos recursos próprios do shopping, o que permite economizar em eventos de marketing.

Basta calcular qual saldo você receberá mensalmente com uma operação boa e estável da instituição.

Alugar um quarto em 60 m² m vai custar cerca de130 mil rublos por mês. Nos dias úteis, você recebe cerca de 50 pessoas por dia e os fins de semana agradam, em média, 100 visitantes. O fluxo total de clientes será de aproximadamente 1700 a pessoa O pedido médio em uma pizzaria é de aproximadamente 530 rublos por pessoa e isso está na margem usual em 250-300% vai te trazer 900 - 915 mil rublos por mês.

4.4 Plano financeiro

Para começar pizzaria própria você vai precisar pelo menos 2 milhões de rublos. Esses números são justificados pelas despesas iniciais.

Eles consistem nos seguintes itens:

  1. O aluguel da quadratura necessária das instalações no shopping, que precisará ser paga em dois meses enquanto os reparos serão realizados, a abertura e o primeiro lucro aparecer - 260 000 p. (a propósito, você pode concordar em iniciar um arrendamento a partir da data de lançamento do seu estabelecimento e, assim, reduzir os custos iniciais)
  2. O registro de todos os documentos necessários para o aluguel de instalações, serviços jurídicos e despesas para tarefas organizacionais será 100 000 p.;
  3. Criação do design da própria pizzaria, pagamento de materiais e acabamento de alta qualidade - 460 000 p.;
  4. O custo de publicidade e popularização de uma instituição por 2 meses custará 130 000 p.;
  5. A compra de equipamentos e inventário para criar pizza rápida e de alta qualidade - 940 000 p.;
  6. Design e desenvolvimento de menus de texto - 40 000 p.;
  7. Formação de um estoque de produtos - 70 000 p.;

Como resultado, obtemos o mesmo 2 milhõesfalou sobre o começo. O item de despesa maior e mais monetária é o equipamento. De qualquer forma, você não pode economizar, pois seus clientes virão apenas para uma pizza saborosa e rápida, e não admirarão o interior ou apenas lerão o menu.

Importante! Se não houver dinheiro suficiente, economize apenas não no equipamento.

Para uma boa pizzaria, você definitivamente precisará dos seguintes equipamentos: misturador de massa, peneira de farinha, divisor de massa, automação para rolar a massa do tamanho certo, a imprensa e forno profissional.

Você também precisará de equipamentos para a preparação rápida de ingredientes - coalhada de queijo, cortador de legumes, fatiador.

O último item desta seção serão unidades de móveis e refrigeração: vitrine, armários e mesas e prateleiras de cozinha.

Oferecemos o download gratuito de um plano de negócios de amostra pronto para uma pizzaria com cálculos.

4.5 Estratégia de marketing

Uma cidade com mais de meio milhão de habitantes terá uma concorrência significativa no local. É por isso que justificado será a criação de uma grande empresa de publicidade para apresentar ao consumidor o novo serviço.

Para a qualidade dos eventos promocionais, você precisará considerar vários pontos importantes:

  • A categoria de idade, que consistirá principalmente de um público jovem, e flutuará de 16 a 45 anos;
  • Há uma grande oportunidade de publicidade dentro dos limites do shopping center;
  • Impacto ativo no público-alvo dos recursos da Internet que poderão influenciar e atrair clientes.

Antes de abrir sua pizzaria, tente os seguintes métodos de conhecimento da população com sua instituição:

  • Criação e distribuição de panfletos publicitários, folhetos;
  • Publicidade ao ar livre, visível a um grande número de pessoas, devido à colocação de banners e banners em locais lotados;
  • Organização de um projeto para promover serviços na Internet, e especialmente nas redes sociais;
  • Apresentar a idéia de abrir como um feriado, onde haverá pratos gratuitos, promoções e muitas outras surpresas agradáveis.

No dia em que você já estará abrindo seu café, vale a pena considerar a possibilidade de realizar eventos como:

  • Instalação de outdoor tridimensional, que demonstrará os produtos sedutores do seu café em combinação com preços e promoções muito fiéis para determinados grupos de clientes;
  • No shopping em si deve soar periodicamente delicioso, delicioso anúncio de pizza, que parecerá ainda mais saboroso para clientes cansados ​​de diferentes lojas com um monte de compras;
  • Coloque publicidade ao ar livre em toda a áreapara que os próximos funcionários e estudantes se reúnam em homenagem à abertura e aos baixos preços em sua instituição - para um teste.

Nos próximos dias de trabalho, vale a pena prestar atenção em qual dos métodos de marketing deu o maior resultado, pela menor quantidade. Seguinte recusar de decisões de publicidade desfavoráveis ​​e se concentre nos mais valiosos

Não devemos esquecer que os negócios não se limitam ao número de clientes. É importante manter um nível de serviço decente e o mais importante - a excelente qualidade da pizza.

É necessário prestar atenção suficiente aos clientes regulares, preparar estoques e descontos para eles. Quanto mais benigna a atmosfera no estabelecimento, mais pessoas chegarão a você.

4.6 Horário de preparação de abertura

O menor tempo que você gastará em descoberta e autorização o café em si - cerca de dois meses. Tudo depende da rapidez com que você encontra a equipe necessária, como consertar rapidamente e colocar a sala em boa forma, quanto tempo levará para concluir todos os documentos de registro.

Como você abre uma instituição de alimentos no território do shopping center, que já possui várias licenças e documentos, pode contar com o seguinte horário de trabalho:

Primeiro mês:

  1. Registro da organização em instituições estatais. Desenvolvimento de toda a documentação relevante;
  2. Comunicação e verificação de documentos com corpo de bombeiros e SES;
  3. Criação de design de interiores;
  4. Compra de todos os materiais necessários para um reparo planejado;
  5. Início de eventos promocionais;

Segundo mês:

  1. Reparação da sala, seu design;
  2. Contratar funcionários, se necessário, seu treinamento;
  3. Compra e instalação de equipamentos;
  4. Instalação de iluminação;
  5. Continuação da empresa de publicidade;
  6. Aquisição de ingredientes básicos.

Terceiro mês: abrindo um café.

4.7 Avaliação de renda

Para calcular a rentabilidade desse empreendimento, é necessário levar em consideração todas as despesas, tanto básicas quanto mensais.

Primeiro nós já sabemos segundo dê agora:

  • Pagamento de pessoal - 213 500 p.;
  • Aluguel de espaço no shopping - 130 000 p.;
  • Custos de serviços públicos - 24 000 p.;
  • Promoção de uma instituição, publicidade - 30 000 p.;
  • Serviços de transporte - 20 000 p.;
  • Serviços de contabilidade - 8 000 p.;
  • Pagamentos ao fundo de seguro - 64 500 p.;
  • Gastos inesperados - 15 000 p.;
  • Compra de produtos, matérias-primas - 160 000 p.

Consideramos tudo no total e, como resultado, sai 665, 5 mil rublos. Nessa situação, o item mais caro é o salário dos funcionários. Isso foi calculado levando em consideração a contratação de funcionários como:

  • Cozinheiro chefe;
  • Cinco cozinheiros comuns;
  • O administrador da instituição;
  • Senhoras de limpeza;
  • Três máquinas de lavar louça;
  • 4 pessoas para o papel de garçom ou entregador;
  • Pagamento de serviços de contabilidade.

Como resultado, de de renda (~ 915 000 rublos) calculados acima, subtraem o valor mensal despesa (∼ 665 500 rublos) e temos ∼249 000 rublose se você subtrair as informações necessárias 15% do imposto de 249.000 rublos (isto é ~ 37.500 rublos), o lucro líquido será ∼ 211 500 rublos.

Após o lançamento e estável 16 trabalho mensal a instituição se pagaráe, com o tempo, os lucros aumentarão devido ao surgimento de mais e mais novos clientes, atraídos por publicidade ou rumores sobre a sua pizza mais deliciosa da cidade.

P.S. Ao usar o "imposto" simplificado do sistema tributário à taxa 6%, o lucro líquido será ∼ 194 000 rublos (249.000 - 54.900).Assim, a aplicação do sistema tributário simplificado "receita menos despesas" à taxa 15%, mais rentável e, consequentemente, o período de retorno da instituição será menor.

5. Planos de negócios para pequenas empresas - você pode baixar exemplos prontos gratuitamente 📚

Nesta seção de nosso artigo, você pode se familiarizar com vários planos de negócios de organizações relacionadas a pequenas empresas.

Se você decidir fazer seu próprio plano, será extremamente útil ler os desenvolvimentos já preparados e analisá-los.

A partir desta informação você pode pescar interessante e espirituoso idéias aviso inesperadamente rastejou em errospreste atenção aos conceitos gerais.

Se você decidir solicitar a elaboração de um plano de negócios para um especialista, os exemplos prontos abaixo ajudarão você a avaliar os benefícios e resolver os riscos e opções lucrativas para pequenas empresas. Esta é uma grande oportunidade para adquirir experiência e conhecimento sobre o trabalho de outras pessoas e erros.

Você pode fazer o download de planos de negócios prontos, posteriormente neste artigo

5.1 Cafe Business Plan

Café- Esta é uma das instituições públicas mais populares de qualquer cidade. O fato é que quase todos os dias são abertas novas empresas, os estudantes estudam, bancos e escritórios de advocacia funcionam, e todos precisam comer em algum lugar. Os cafés crescem como cogumelos depois da chuva, mas nem todos são bem-sucedidos. Para levar em consideração todas as nuances da organização dessa instituição, é necessário elaborar minuciosamente todas as informações básicas disponíveis.

Nós temos exemplo pronto de um plano de negócios de café, em que você obterá informações visuais sobre como ler os concorrentes, o que fazer com um plano de marketing, como compilar dados de risco e muitas outras informações interessantes que ajudarão você a escrever seu próprio projeto de sucesso que conquistará o amor e a popularidade de qualquer público.

Baixe o plano de negócios de café grátis (.zip 632 Kb)

5.2 Centro de negócios do plano de negócios

Centro de negócios na cidade - Essa é a concentração da vida econômica e jurídica. Todos os dias, milhares de pessoas passam por aqui com diferentes objetivos, escritórios, escritórios, bancos abertos e fechados.

Essencialmente, Este é um edifício que está sendo construído para desenvolvimento de negócios. Ele deve estar localizado em um local conveniente, acessível e conspícuo, com design agradável, estacionamento próprio, elevadores - em geral, tudo o que ajudará o cliente a chegar ao escritório desejado.

É por isso que a abertura de um negócio desse tipo é muito resistente a crises e vários problemas. No entanto, requer um grande investimento inicial - cerca de 5 milhões de dólarese pague apenas depois de 5-6 anos. Também exigirá o criador de um grande gasto de energia e muitos, muitos aborrecimentos.

Para evitar possíveis riscos e calcular todas as oportunidades e perspectivas, vale a pena considerar um plano de negócios de qualidade. Um exemplo de plano de negócios para um centro de negócios e um guia de ação podem ser encontrados no link abaixo.

Baixe um plano de negócios gratuito para um centro de negócios (.zip 532 Kb)

5.3 Plano de negócios do salão de beleza

A abertura de um novo salão de beleza é sempre uma solução relevante e procurada. O fato é que poucas pessoas procuram serviços para outro distrito ou mesmo para outro bairro. É extremamente conveniente quando o cabeleireiro está ao seu lado e você pode correr para uma manicure em cinco minutos.

Todos esses fatores contribuem para o fato de que esse negócio é aberto com bastante frequência, mas apenas todos os quartos salões têm um lucro normal e não exigem constantes influências adicionais externas. A situação é assim porque as mulheres costumam fazer esse negócio e fazê-lo por tédio ou porque o marido deu dinheiro e disse para não ficar em casa.

Um salão de beleza lucrativo é um negócio bastante complexo que exigirá que os proprietários o organizem.

A qualidade dos serviços prestados, a constante expansão da base de clientes, a demissão de namoradas e o recrutamento de profissionais em seu lugar - é o que deve estar na instituição que trará dinheiro.

Para refletir sobre todas essas etapas, prever riscos e armadilhas no caminho, calcular a concorrência e resolver todos os problemas com o registro de uma instituição, é necessário elaborar um plano de negócios claro, que detalhará os itens listados. Você pode baixar um exemplo de um plano de negócios pronto para um salão de beleza abaixo.

Baixe gratuitamente um plano de negócios para um salão de beleza (.doc 966 Kb)

5.4 Plano de negócios para restaurantes

Criação de restaurante requer uma compreensão das sutilezas especiais da organização de uma instituição de alimentos. Existem muitas nuances diferentes, por exemplo, atmosfera ou iluminação, o que afetará diretamente o número de visitantes na instituição.

Precisa entender, em que apostar, em que classe de população a política de preços será projetada, qual cozinha será apresentada no menu, como contratar garçons profissionais e educados e muito mais.

O plano de negócios deste projeto deve levar em consideração os investimentos iniciais e o tempo de retorno do investimento daqui a dois a três anos. Além disso, no caso de um restaurante, o lado de marketing do desenvolvimento é especialmente importante, que venderá seu serviço, tornará seu restaurante especial e atraente.

Em nosso site você pode Faça o download de um exemplo pronto de um plano de negócios para restaurantes, que lhe dará uma idéia clara de como elaborar esse documento para receber financiamento.

Baixe um plano de negócios de restaurantes de graça (.doc 219 Kb)

5.5 Loja online de plano de negócios

Ao descobrir um novo território para fazer negócios, você precisa entender suas regras. A atividade econômica na Internet tem características próprias, embora não exija grandes custos iniciais.

Para criar sua própria loja online, você também precisa estudar a concorrência nessa área, maneiras de promover seu recurso, as possibilidades de criação e preenchimento, e isso ainda sem levar em conta o lado físico da questão - a compra e o armazenamento de produtos. Para facilitar, preparamos para você um artigo "Como criar uma loja on-line gratuitamente - instruções passo a passo", nas quais você encontrará respostas para muitas perguntas sobre este tópico.

Para iniciar o funcionamento ideal, a fim de evitar despesas desnecessárias, criar exatamente o que você queria, vender com sucesso as mercadorias, é necessário plano de negócios pensativo levando em consideração o trabalho no espaço da Internet.

Se desejar, você pode faça o download do trabalho finalizado do plano de negócios da loja on-line em nosso site no link abaixo e tome isso como um exemplo para o seu próprio desenvolvimento. É muito difícil encontrar informações explicativas de alta qualidade na Internet; no entanto, seguir o exemplo facilitará tudo.

Baixe um plano de negócios gratuito para uma loja on-line (.doc 503 Kb)

5.6 Plano de negócios de lavagem de carro

Abrindo sua própria lavagem de carro - Este é um negócio leve que não requer habilidades especiais. Tantas pessoas pensam. É por isso que é especialmente popular entre aqueles que desejam abrir um pequeno negócio.

Para que a lavagem de carros comece a funcionar, você precisa alugar ou comprar terrenos, construir uma caixa, comprar equipamentos prontos, detergentes e pode ganhar dinheiro.

No entanto, além de tudo isso, você precisa decidir qual lava-rápido você deseja abrir, quanto dinheiro precisará gastar com isso, quais funcionários contratar, qual a quantia necessária para iniciar e quanto valerá a pena.

A conscientização e o erro de cálculo de todas essas questões exigem criando um plano de negócios competente, que será escalonado para falar sobre todas as partes da futura lavagem de carros. Esse plano é importante para calcular riscos e uma estratégia de marketing bem pensada.

Você pode baixar um exemplo de plano de negócios para lavagem de carros em nosso site no link abaixo. Esta informação será uma excelente base para o seu próprio negócio de lavagem de carros.

Baixe um plano de negócios gratuito para lavagem de carros (.rtf 461 Kb)

5.7 Plano de negócios de cafeteria

Esta instituição de alimentos à primeira vista não é nada de especial, mas pense: por que você gosta de tais instituições? Para a atmosfera, café delicioso, bolos especiais, lembranças antigas e esta série pode ser continuada indefinidamente.

O abridor de café terá que considerar tudo - o mercado competitivo, outros estabelecimentos de alimentos na área, localização conveniente, disponibilidade de pedidos rápidos para funcionários ou estudantes de escritório e muitas outras nuances.

Nesse caso, é muito importante que você considere cuidadosamente o plano antes do qual você começa a avançar em direção ao seu sonho. Além disso, a criação de um plano de negócios de qualidade permitirá obter o financiamento ausente, o que pode ajudá-lo a começar muito mais rápido do que o esperado.

Você pode usar o abaixo exemplo pronto de um plano de negócios para a criação de uma cafeteria, que realmente levará em consideração todas as nuances. Nesta base, você poderá escrever seu sistema de ações e implementar o plano de maneira rápida e eficaz.

Baixe um plano de negócios de cafeteria gratuitamente (.doc 228 Kb)

5.8 Cabeleireiro de plano de negócios com cálculos

Bom cabeleireiro - Esta é uma pequena empresa confiável que gera uma renda confiante. Para abrir uma instituição de alta qualidade dessa natureza, é necessário desviar-se das tradições aceitas em nosso país, que este é um "assunto puramente feminino" e "ele não precisa de atenção especial".

Trabalhando nessa ideia incansavelmente, você pode recuperar rapidamente os investimentos e começar a ganhar bem, o que permitirá desenvolver, expandir e fornecer todos os novos serviços ao longo do tempo. No entanto, no desenvolvimento, vale a pena considerar muitas nuances que estão longe da superfície.

Um cabeleireiro é capaz de gerar uma renda séria, pode se desenvolver rapidamente, dado o envolvimento de artesãos profissionais e um atendimento cordial. Também é necessária a entrega de materiais originais e de alta qualidade, vários produtos cosméticos e outras nuances do funcionamento de uma instituição.

Para pensar cuidadosamente em todo o projeto, você precisará plano de negócios de cabeleireiro, que levará em conta a concorrência, as oportunidades e os serviços originais da sua instituição, um consumidor típico e os custos com publicidade. Também vale a pena elaborar um plano financeiro que ajude a calcular e equilibrar o lucro e os custos iniciais. Você pode encontrar um exemplo de um bom projeto abaixo.

Baixe um plano de negócios gratuito para cabeleireiro (.rtf 192 Kb)

5.9 Plano de negócios da fazenda

Criação de uma fazenda Este é um processo complexo e demorado que exigirá certos investimentos. Além disso, com apoio significativo do governo, esse tipo de negócio está se tornando mais atraente a cada ano. Benefícios e financiamento adicional ajudarão você a obter a quantia necessária para a implementação do seu projeto.

Para agradar os investidores, vale a pena criar um bom plano de negócios que explique claramente seus objetivos, mostre oportunidades e idéias e demonstre a necessidade de certas influências monetárias. Ele também ajudará a convencer o funcionário de que sua ideia será estável contra riscos e será capaz de se desenvolver sob sua orientação estrita.

Você pode fazer o download de um exemplo pronto de um plano de farm de negócios abaixo. Isso se tornará uma base ponderada para a criação do seu projeto e ajudará a calcular as quantias e ações necessárias.

Baixe um plano de negócios agrícola gratuito (.doc 182 Kb)

5.10 Plano de negócios do hotel

Para criar um hotel bom e rentável, você precisa conhecer muitas nuances: a sazonalidade da área, o número de visitantes, seus métodos de transporte, serviço de alta qualidade, quartos confortáveis ​​com uma política de preços leal, mas favorável.Além disso, você deve levar em consideração a promoção do seu projeto, que será expressa na estratégia de marketing.

Decidir sobre todos os detalhes, decidir qual o tamanho de uma instituição dessa natureza que você pode pagar, quanto deseja investir e quanto dinheiro o investidor precisa ajudará um plano de negócios bem pensado do hotel.

Além disso, é necessário incluir os documentos corretos, calcular os riscos e como evitá-los ou superá-los. Uma excelente base para isso é o projeto localizado no link abaixo.

Baixe gratuitamente um plano de negócios de hotéis (.doc 153 Kb)

5.11 Plano de negócios da academia

Recentemente, tornou-se cada vez mais elegante levar um estilo de vida saudável. Por que não ajudar as pessoas a alcançar seu objetivo e não ganhar dinheiro com isso? (Em nosso artigo "O que fazer para ganhar dinheiro", você encontrará as melhores maneiras de ganhar dinheiro). Para tais fins, uma ótima idéia seria academia aberta.

Importante entenderQuais investimentos você precisará adquirir ou alugar um quarto, comprar todo o equipamento necessário em quantidade suficiente, contratar e manter uma equipe de funcionários qualificados. Você também precisa calcular a concorrência na área de construção e as vantagens do seu salão em particular.

Para concluir todos os cálculos, você precisará recorrer à criação plano de negócios de ginásio de qualidade, o que ajudará a estruturar todas as suas ações e a criar um plano realmente eficaz, de acordo com o qual sua ideia será recompensada, obterá lucro e se desenvolverá. Um ótimo exemplo seria o trabalho finalizado, localizado no link abaixo.

Baixe o plano de negócios da academia gratuitamente (.pdf 295 Kb)

5.12 Projeto de investimento do plano de negócios

Criando seu projeto para atrair investimentos o suficiente evento difícilo que exigirá conhecimento sólido de você economia, os direitos e marketing.

Para convencer uma pessoa a lhe dar seu dinheiro, você precisa garantir que os riscos são mínimos, e você sempre pode lidar com possíveis problemas, que o projeto certamente será recompensado e que o investidor não apenas devolverá seu dinheiro, mas também ganhará.

Você precisa apresentar a ideia principal para que seu oponente pegou fogo ela, eu percebi que era você quem deveria investir o dinheiro.

Para tais fins, você só precisa criar detalhado e qualidade um plano de negócios que, por pontos, ofertas e números, o convencerá de que você está propondo uma idéia válida que compensará totalmente o investidor por todas as suas preocupações, preocupações e a principal coisa - dinheiro.

Um exemplo desse trabalho está localizado no link abaixo. Nesta base, você pode criar um projeto realmente bom.

Faça o download de um plano de negócios gratuito para um projeto de investimento (.rtf 501 KB)

5.13 Plano de negócios da loja de flores

Iniciar um pequeno negócio geralmente não requer um grande investimento no início, mas é necessária uma abordagem responsável e atenta. Para equipar sua própria floricultura, é necessário levar em consideração fatores como a escolha de um local favorável para o espaço de varejo. Deveria ser um local movimentado, no qual centenas de pessoas vão todos os dias, essa é a única maneira de atrair a atenção dos compradores com uma bela vitrine, que é muito importante para os negócios de flores.

Além disso, vale a pena prestar atenção ao arranjo das instalações. Isso afeta muito o consumidor. Um espaço de varejo criado com bom gosto, no qual não há detalhes desnecessários de pomposidade, nos quais há iluminação exclusiva para arranjos florais, afeta muito a impressão do cliente.

Leve em consideração todos os possíveis fatores, os riscos e as possibilidades O desenvolvimento ajudará um plano de negócios bem criado. Uma boa base para pequenas empresas é certo e minucioso planejamento que não é muito popular em nosso país.

Isso cria uma imagem tão grande de riscos e falhas freqüentes de credores e investidores.Um plano bem pensado e de alta qualidade permitirá que você se sinta confiante em suas ações, tenha um algoritmo de ações prontas e pensadas em caso de um problema específico e ajude a convencer os investidores a investir em seu projeto.

Você pode encontrar um exemplo de um plano de negócios bem escrito no link abaixo. Será uma excelente base para o seu próprio projeto.

Baixe um plano de negócios da loja de flores gratuitamente (.doc 232 Kb)

5.14 Plano de negócios de serviço de carro

Em todo o mundo, a demanda por carros está crescendo. Agora a família procura comprar não apenas um cavalo de ferro, mas dois ou mesmo tres. Isso cria um fundo extremamente favorável para o desenvolvimento de uma empresa que estaria envolvida na manutenção de máquinas. É uma idéia lucrativa que dificilmente deixará seu dono sem lucro. Ao criar um serviço de carro, é importante considerar muitas informações.

Por exemploqual será exatamente o perfil da instituição, onde será localizada, para que os carros que passam aleatoriamente tropeçam nela, quanto você precisa investir nela para começar e quanto esse investimento será recompensado.

Para levar em consideração tudo o que você precisa, não é necessário anotar itens para ação em um pedaço de papel. Para um planejamento adequado, você precisa de um plano de negócios que esclarecer sistematicamente todos os detalhes, coloque a idéia nas prateleiras, calcule todos os tipos de riscos e destaque a conclusão real - se essa ideia deve ser implementada ou não.

Um exemplo competente de um plano de negócios para um serviço de carro pode ser encontrado no link abaixo. Será uma excelente base para aprender o básico do planejamento neste negócio.

Baixe um plano de negócios de serviço automático gratuito (.doc 195 Kb)

5.15 Farmácia do plano de negócios

A saúde humana é o maior valor da vida, como resultado disso, a necessidade de medicamentos e, como resultado, nas farmácias nunca desaparecerá, portanto negócio de farmácia será um dos mais rentáveis ​​de todos os tempos.

Você pode fazer o download do exemplo final de um plano de negócios para uma farmácia abaixo do link.

Baixe um plano de negócios de farmácia gratuitamente (.zip 81 Kb)

Usando as informações postadas neste artigo, tente formular na sua cabeça uma imagem mais precisa da sua ideia. Isso ajudará na criação independente de um plano de negócios e no caso de entrar em contato com um especialista. Muitos dados são um ótimo lugar para pensar e encontrar seu próprio negócio.

Além disso, com base no estudo de várias opções para diferentes projetos, você pode obter uma experiência inestimável que outras pessoas colocaram lá. Obter esses dados empiricamente custará muito tempo e dinheiro, incluindo o fato de que, para criar alguns cálculos e algoritmos de ações, você precisa obter um ou outro ensino jurídico, econômico ou publicitário.

Você não deve criar seu plano de negócios copiando o texto lido literalmente. A eficiência do planejamento consiste precisamente no cálculo de todos os tipos de riscos e oportunidades exatamente nas suas condições.

Esta é a única maneira de criar um sistema eficaz e atencioso, que no final não o levará à falência. A infusão psicológica no ambiente do seu negócio escolhido aqui ajudará muito.

Tente conhecer e conversar com pessoas que tentaram ou estão fazendo o mesmo, passear pelos estabelecimentos, considerar suas vantagens e desvantagens e, com base nisso, derivar sua fórmula universal. Negócios - É uma ocupação em que é melhor aprender com os erros dos outros sem cometer os seus.

6. Perguntas freqüentes

Pergunta número 1. Em que casos é necessário um plano de negócios e em que estudo de viabilidade?

Há uma diferença significativa entre um plano de negócios e um estudo de viabilidade. O fato é que segundo o documento (Estudo de viabilidade - Estudo de viabilidade) bastante simples e projetado para procedimentos formais e simples. Por exemplo, com ele, você pode convencer os investidores de que a expansão da área da loja será relevante para você e sua empresa.

Plano de negócios escrito para projetos em que há riscos mais altos. Isto é especialmente verdade em situações em que a atividade da sua empresa traz algum tipo de inovação ou novidade. Os investidores precisam ver quais riscos e benefícios receberão no final.

Para entender exatamente qual documento você precisa criar, você pode incluir na organização que atuará como investidor uma lista dos documentos necessários para a inscrição.

Pergunta número 2. Quanto custa encomendar um plano de negócios?

O custo do trabalho depende logicamente da quantidade de trabalho em si e da quantidade estimada de investimento. Se anexos não atingem 20 milhões, nenhuma informação é necessária para pesquisar e não há muitos produtos vendidos, você pode obter seu plano por uma quantidade de 20 ou 30 mil rublos.

Além disso, se a quantia em que você está contando chega a 300 milhões e você precisa de condições de marketing de qualidade, a taxa pode aumentar até 100 mil. Em geral, tudo depende da complexidade da tarefa em si.

Pergunta número 3. Quanto tempo leva um plano de negócios?

Tudo depende dos dados de origem. Se for escrito por profissionais com todas as informações necessárias, o procedimento durará cerca de 10 dias. Se não houver dados suficientes, tudo poderá ser ampliado e até 20 dias. Portanto, é do interesse do cliente fornecer o número máximo de véus necessários imediatamente.

Se você planeja escrever um plano, o processo de criação dele depende inteiramente de suas habilidades e desejos.

Pergunta número 4. Por que entrar em contato com uma empresa de consultoria para desenvolver um plano de negócios se eu mesmo posso fazer isso?

A questão toda aqui é o seu conhecimento e experiência. Mesmo que você nunca tenha feito esses planos, mas tenha uma sólida experiência em trabalhar nessa área, saiba e pode realizar pesquisas de mercado, poderá redigir o documento necessário.

O fato é que investidores, bancos e credores levam sua oferta a sério apenas pela primeira vez. O restante das apresentações parecerá uma fraude e um "ajuste de números". É por isso que sua idéia é filmar e "matar" o público. imediatamente.

Se você não tiver certeza de que criará exatamente esse projeto, confirme-o com todos os estudos, estatísticas e outros dados necessários, é melhor entrar em contato com profissionais. Isso permitirá que a ideia seja incorporada e não entre em uma caixa distante até melhores tempos.

Pergunta número 5. Quais são as características de um plano de negócios para obter um subsídio para o desenvolvimento de negócios?

Recebendo subsídios, ou seja, assistência estatalrequer certos ajustes. Uma vez que o investidor, neste caso, é o estado. No orçamento, vale a pena anotar todos os itens da despesa o mais detalhadamente possível, para que os funcionários responsáveis ​​possam tomar uma decisão, sabendo exatamente para onde os fundos irão.

Você também deve provar equilíbrio de seus negócios, riscos mínimos. Isso fará com que a balança incline em sua direção Além disso, você precisa se interessar pela sua ideia, colocar o máximo nela.

Quanto mais dinheiro você gasta, mais o estado lhe dará.

O número de empregos criados também será importante. Se você desenvolver um setor prioritário em campo, suas chances crescerão mais um ponto.

Pergunta número 6. Se o planejamento é tão importante, por que muitas pessoas não estão realmente escrevendo um plano de negócios?

Esta afirmação não é inteiramente verdadeira. Quase todas as grandes empresas iniciam qualquer nova atividade criando um plano de negócios. Isso se deve ao fato de que cada chefe de capital impressionante entende quais riscos e oportunidades existem no negócio, o que às vezes é melhor prever do que depois de uma palmada confusa de mãos.

As pequenas empresas na Rússia são exatamente o oposto do conceito de desenvolver um plano de negócios, enquanto atuam por sua conta e risco. Isso se deve ao fato de a prática desse empreendedorismo ser relativamente jovem no país e a cultura do planejamento ainda não ter sido implementada em um nível suficiente.

Ao mesmo tempo, já existe uma tendência para o desenvolvimento cada vez maior do planejamento de negócios, pois, como não teve tempo de iniciar seu próprio negócio, o empresário estudará as questões de fechamento de uma LLC ou IP.

7. Conclusão + vídeo sobre o tema

Para todo empreendedor que deseja se desenvolver e desenvolver seus negócios, um plano de negócios é muito importante. Ele desempenha muitas funções importantes que ninguém pode fazer de outra maneira.

Com sua ajuda, você pode obter suporte financeiro e abrir, desenvolver seus negócios muito mais cedo do que coletar uma quantia significativa para os negócios.

Na maioria das vezes, os investidores reagem de maneira positiva a um plano de negócios bom, bem elaborado e escrito pelos negócios, pois vêem isso como uma maneira de ganhar dinheiro com todos os problemas inventados e descritos.

Além disso, mesmo antes da abertura da instituição, você vê o que o espera. Quais riscos são possíveis, quais algoritmos de decisão serão relevantes em uma determinada situação. Esta não é apenas uma informação favorável para o investidor, mas também o plano desejado, se você tiver problemas por conta própria. No final, se o cálculo dos riscos for muito assustador, você poderá refazer o trabalho, transformar a ideia geral para reduzi-los.

Criando um bom plano de negócios - Esta é uma excelente solução para encontrar investimentos e desenvolver seus próprios algoritmos de ação, mesmo nas situações mais difíceis, que são mais do que suficientes nos negócios.

É por isso que, além de seus próprios esforços, vale a pena usar o cérebro de outras pessoas. Um plano de negócios envolve muitas seções e cálculos, pesquisa e conhecimento, somente com operação bem-sucedida, com a qual você pode obter sucesso.

Uma opção ideal seria estudar todos os aspectos por conta própria. Para fazer isso, sentar e ler a literatura relevante não é suficiente. É necessário mudar o círculo de contatos, recorrer a cursos e treinamentos, encontrar especialistas para consultas sobre determinadas questões. Só assim realmente descobrir em uma situação e dissipar todas as suas dúvidas e equívocos.

Vale a pena escrever um plano de negócios por vários motivos, no entanto o principal - Esse é um algoritmo claro de ações pelas quais você pode obter rapidamente ponto A (sua situação atual, cheia de esperança e medo) ao ponto B (em que você já será o proprietário de sua própria empresa de sucesso, gerando renda de forma estável e regular). Este é o primeiro passo para a realização de um sonho e o status confiante da classe média.

Se você tiver alguma dúvida, talvez encontre as respostas para elas no vídeo: "Como elaborar um plano de negócios (para você e os investidores)".

Isso é tudo conosco. Desejamos a todos boa sorte nos negócios! Também seremos gratos a você por comentários sobre este artigo, compartilhe suas opiniões, faça perguntas sobre o tema da publicação.

Deixe O Seu Comentário