Metro de Estocolmo - arte e tecnologia
A rede de transporte urbano da capital sueca é uma das mais avançadas, bem conservadas e confortáveis do continente europeu. Ônibus e bondes locais, trens e balsas, bem como o metrô de Estocolmo, são gerenciados pelo SL. Além disso, a cidade possui uma rede bem desenvolvida de pontos de aluguel de bicicletas e táxis.
A maneira mais rápida de superar as distâncias de Estocolmo é obtida por metrô. Em sueco, é chamado Tunnelbana, então as entradas são indicadas pela letra "T".
Metrô de Estocolmo: informações gerais
O sistema de metrô inclui cem estações, das quais apenas quarenta e oito são subterrâneas, e o restante passa pelo solo ou acima do solo. O comprimento total de três galhos retorcidos no mapa do metrô de Estocolmo é de pouco mais de cem quilômetros. Todas as três filiais se encontram na estação T-centralen, a partir da qual você pode chegar facilmente à estação de ônibus e à estação ferroviária central. Os residentes de Estocolmo chamam esse ponto de onde você pode sair de qualquer lugar (dentro da cidade, país, toda a Escandinávia e até o mundo), "Estocolmo C". Se você está perdido no espaço, pergunte aos transeuntes como encontrar esse lugar.
BOM SABER! Cada linha bifurca-se no final, portanto, você deve ter cuidado: as rotas que seguem uma direção no mesmo ramo podem ter diferentes pontos de parada.
O metrô de Estocolmo tem muitos recursos. Por exemplo, o tráfego nas linhas é canhoto, uma vez que, no momento da abertura do metrô, a Suécia aderia a essa maneira de organizar o tráfego. E o equipamento que se move nos sulcos é excepcionalmente de alta qualidade e ultramoderno, correspondendo às conquistas avançadas da ciência e da tecnologia: dos sistemas automáticos de controle de trens aos filtros Fleetguard.
BOM SABER! Os carros para o metrô local são fabricados sob encomenda especial. Eles diferem de todos os outros no uso de painéis sanduíche sujeitos a reciclagem completa, ou seja, são os carros mais ecológicos do mundo. Ao mesmo tempo, cada um deles tem um nome que pode ser reconhecido olhando embaixo da cabine.
Outro fato - os trens suecos do metrô não estão equipados com espelhos retrovisores. O motorista deixa a cabine em cada estação para monitorar o fluxo de passageiros e anunciar ao microfone que ele pretende fechar as portas (às vezes as portas fecham após um sinal sonoro). Anteriormente, os copilotos ajudavam os motoristas, mas com o advento das câmeras de vídeo e TVs nas plataformas, essa posição foi reduzida.
Antecedentes históricos
Para Estocolmo, o metrô é tudo: uma variedade primordial de transporte público e um cartão de visita da cidade. O número de viagens por ano excede trezentos milhões. Uma vez, Estocolmo era um "bonde", como Gotemburgo e Malmö são agora, mas hoje é o único "proprietário" do metrô na Suécia.
Quando foi decidido construir um metrô (em 1941), os bondes de trem ligavam os túneis subterrâneos existentes. Mais tarde eles foram convertidos em linhas de metrô. A primeira linha passou entre Slussen e Hökarängen. O lançamento oficial da Linha Verde ocorreu em 1950. Foi seguido por Vermelho (1964) e Azul (1975).
BOM SABER! Duas das estações "mais frescas" apareceram em meados dos anos 90. Desde então, o intenso desenvolvimento do metrô parou. Hoje há uma discussão ativa sobre a continuação dos trabalhos de construção.
Decoração da estação
As estações de metrô de Estocolmo são outra confirmação de quão original é essa cidade. Cada canto da capital soa com descobertas de engenharia e soluções de design exclusivas. Os suecos conseguem combinar harmoniosamente idéias não padronizadas com símbolos nacionais, o comum com o estranho, o previsível com o inesperado.
Não é à toa que o metrô de Estocolmo tem o título de "A Maior Galeria de Arte do Mundo", e os turistas, sem exceção, tentam tirar fotos de suas impressionantes estações de imaginação. A conversa sobre a viabilidade de decorar as atrações da cidade foi realizada antes mesmo do início da construção. Eles dizem que uma das fontes de idéias para os designers foi a estação de metrô de Moscou, mas os suecos escolheram seu estilo - sem solenidade indevida, com bom gosto, às vezes com um leve "louco".
Estudando fotos de estações de metrô em Estocolmo, você pode ver composições esculturais e mosaicos, afrescos e instalações, um arco-íris e as ruínas da Roma Antiga. Os objetos de arte não são apenas superfícies verticais, mas também o espaço sob os pés, acima da cabeça, além de bancos e placas de sinalização. Aqui está um espelho refletindo um plano oposto inexistente, há um vitral com um protótipo sueco do Titanic, cubos enormes com a imagem do céu e das nuvens ou "pintura rupestre".Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
As mais belas estações de metrô de Estocolmo
A estação de Ostermalmstorg é um manifesto da luta pela paz e pelos direitos das mulheres, Rinkeby - um reflexo da história dos vikings, a Universitet - respira ciência, Kungstradgarden - lembra o país das maravilhas que Alice visitou e Hallonbergen - decorada com pinturas e esculturas infantis. É extremamente difícil distinguir as melhores entre as 100 estações incrivelmente bonitas, porque cada pessoa tem suas próprias preferências, mas muitos concordam que são mais dignas da atenção dos viajantes:
T-centralen- T-Centralen é o "coração" do transporte público em Estocolmo. A sala da estação é de dois níveis. O nível superior está localizado a uma profundidade de pouco mais de 8 metros, o nível inferior fica a 14 metros da superfície. O T-Centralen tem duas saídas, uma das quais leva ao Sergels torg e a segunda a Vasagatan. Mais de 10 designers trabalharam ao mesmo tempo no design da estação, que cobriu seus arcos assimétricos com uma camada colorida, "vestiu" os arcos e postes na cor celestial e pintou os arcos com galhos e folhas. Stadion
- Stadion é uma estação localizada na linha vermelha do metrô. Ele está localizado a uma profundidade de 25 metros, foi inaugurado em 1973, tem um design "arco-íris" e inspira para fotos extraordinárias - por exemplo, no meio do inverno, você pode tirar fotos aqui, "afogando-se" em flores.
- Solna Centrum, na Linha Azul, está "escondido" a uma profundidade de trinta metros. Em suas paredes de pedra, os desenhos são dedicados a vários problemas sociais, incluindo a questão da conservação da natureza. Não muito longe da saída de Solna Centrum está o estádio Råsunda.
Muitas vezes, as exposições são realizadas nas estações - neste momento, os passageiros podem admirar o trabalho de centenas de autores, que consideram uma honra apresentar seu trabalho no museu do metrô. O estado aloca mais de um milhão de euros por ano para manter e desenvolver a galeria subterrânea.
Mapa do metro
O esquema do metrô de Estocolmo é bastante simples. É quase impossível ficar perdido e confuso, porque os escrupulosos suecos pensavam em todas as nuances. As estações estão equipadas com displays eletrônicos com informações atualizadas sobre a rota de um trem específico, a hora exata da chegada dos próximos três vôos, etc.
Como já mencionado, o metrô de Estocolmo é representado por três linhas:
- Verde A princípio, conectou Slussen e Hökarängen, mas depois reabasteceu com mais duas rotas. Agora, a Linha Verde opera as linhas T17 (Åkeshov - Skarpnäck), T18 (linha Alvik - Farsta) e T19 (linha Hässelby - Hagsätra).
- Azul Opera a rota T10 de Kungsträdgården para a estação Hjulsta e a rota T11 que liga Kungsträdgården e Akalla.
- Vermelho A linha opera as rotas T13 (de Norsborg para Ropsten) e T14 (de Fruängen para Mörby Centrum).
Existem cruzamentos entre estações adjacentes, alguns têm uma plataforma comum. Existem também aqueles que estão convenientemente localizados diretamente acima um do outro. Você pode ir de estação em estação usando escadas rolantes ou elevadores.
Horas e Intervalos
O metrô de Estocolmo começa às 5:00 e termina por volta da meia-noite. Sextas e sábados às 16:00. Nos horários de pico, o intervalo entre as chegadas dos trens não passa de dois a três minutos.
Tarifa
Para viajar de metrô por Estocolmo, primeiro você precisa pagar a tarifa, cujo custo dependerá do estoque de uma passagem única ou de uma viagem.
Bilhete únicoO primeiro custa 44 SEK (4,29 euros). Se você comprar ingressos em um pacote (por exemplo, 16 peças ao mesmo tempo), poderá economizar algum dinheiro. O bilhete deve ser mostrado ao controlador na entrada do metrô - ele colocará um carimbo nele com a hora exata. Um bilhete único é válido por 60 minutos - independentemente de quantas transferências você tenha feito.
Cartão de acesso SLA segunda opção é um cartão eletrônico de acesso ao cartão inteligente SL, preferido pelos residentes e visitantes de Estocolmo que vêm por muito tempo. Um cartão universal que permite viajar em qualquer tipo de transporte de Estocolmo custa 20 SEK (1,95 euros) e é válido por seis anos - você pode usá-lo quando visitar Estocolmo novamente, apresentá-lo como presente ou vendê-lo.
Um depósito é feito no cartão SL Access, os fundos são debitados de cada conta com uma viagem. Você pode reabastecer o cartão quantas vezes quiser. Se você deseja usar o cartão para dois ou três, informe primeiro o vendedor do cartão de acesso ao SL e depois o controlador no metrô.
Cartão de viagemUma ótima solução para turistas - cartão de viagem. Este é um cartão único válido para:
- dias (125 SEK ou 12,19 euros),
- 72 horas (250 SEK ou 24,38 euros)
- semanas (325 SEK ou 31,70 euros).
Para obter um cartão de viagem, primeiro você precisa gastar 20 CZK em um cartão de acesso ao SL.
Você pode comprar bilhetes e cartões:
- Nos serviços SL da Estação Central.
- Nas estações de metrô, incluindo Estocolmo C.
- Em máquinas especiais, sempre encontradas no metrô ou nas paradas.
- Nas bilheterias ou nas catracas do metrô.
- Usando o SL-Reseplanerare och biljetter mobile app.
É bom saber! Você não pode comprar bilhetes no trem do metrô de Estocolmo. Se você não pagar pela viagem, estará sujeito a uma multa de 1.500 SEK (146,30 euros).
Os preços na página são para julho de 2018.
Como usar o metrô
Conhecendo o custo do metrô em Estocolmo e tendo um bilhete único ou cartão de viagem, resta descobrir como aplicá-los. Com os ingressos, tudo é simples - eles precisam ser carimbados na entrada entrando em contato com o controlador, que está sentado em uma cabine de vidro.
Catracas são fornecidas para cartões magnéticos. Anexe o cartão SL Access ao leitor de cartões - e é tudo, você pode usar o metrô de Estocolmo com prazer. Não esqueça que as estações têm quadros de avisos onde a sua localização atual é indicada por um círculo vermelho. Em busca da estação desejada, consulte o mapa de Estocolmo e em busca da rota desejada - com informações sobre os letreiros luminosos.