Estilo chique gasto no interior para naturezas românticas
Você deve ter ouvido o termo "shabby chic" mais de uma vez. Atualmente, essa frase designa estilo em roupas, decoração e joias e técnicas artesanais para decorar móveis. Mas, inicialmente, esse termo foi cunhado especificamente para denotar um novo estilo no interior (ou melhor, a mistura original de estilistas conhecidos). Combinando o estilo retrô, vintage, barroco e romântico no design dos quartos e introduzindo algo novo na decoração, você pode obter um design completamente único e nada como o chamado "shabby chic" ou "shabby luxury".
Um pouco de história
O termo "chique gasto" foi cunhado pela designer Rachel Ashwell - amante de passear por lojas de antiguidades e mercados de pulgas em busca de interessantes móveis antigos, decoração, utensílios de mesa e têxteis. A partir de uma mistura de todos os tipos de achados, o designer criou um interior completamente único e começou a promover o surgimento de um novo estilo - “luxo gasto” ou “antiguidade glamourosa”. Os principais atributos do novo estilo são itens de decoração antiga, móveis antigos, muitas vezes com elementos de tecidos desgastados e desgastados, com estampas românticas, detalhes forjados de estruturas pintadas em cores vivas. Na maioria das vezes, meninas e mulheres de natureza romântica se inclinam para o estilo chique gasto, decorando seus quartos com a ajuda do "luxo gasto". Mas para outras salas funcionais da habitação, o novo estilo é facilmente aplicável. Vejamos exemplos específicos de como levar o romance de antiguidades para o interior de quartos ou apartamentos e casas inteiras.
Muitas vezes, o estilo do chique gasto pode ser confundido com a variação francesa do estilo country. No estilo Provence, também são usadas muitas superfícies brancas como a neve. Muitas vezes com um efeito desgastado. Mas a marca do chique gasto no interior é o luxo, embora surrado, não é menos brilhante. Se são móveis, então com decoração, escultura ou decoupage como decoração, se estofados, então certamente de têxteis caros, mesmo se envelhecidos, se iluminados, então necessariamente lustres luxuosos de vidro ou cristal, com elementos de ferro forjado e decoração múltipla.
Paleta de cores Shabby Chic
Você pode aprender o estilo do "luxo gasto" antes de tudo pelo esquema de cores - principalmente a paleta de tons claros e pastel é usada na decoração dos quartos. Muitas cores são apresentadas não em sua forma pura, mas embranquecidas ou como se passassem anos de uso, envelhecidas artificialmente. As cores e os tons que você pode ver com mais frequência do que outros no interior do shabby chic são lindos, mas muitas vezes parecem um pouco desbotados, desbotados ao sol, envelhecendo ao longo do tempo:
- branca de neve e todos os tipos de tons de branco;
- quase todos os tons de bege;
- azul pálido;
- hortelã clara;
- púrpura branqueada;
- cremoso;
- a cor da espuma do mar;
- rosa pálido.
Entre outras coisas, madeira clara não pintada, móveis de vime ou vime, produtos forjados com pátina e uma paleta de cores complexa podem ser usados no interior do estilo surrado e chique.
Decoração do quarto no estilo da "antiguidade glamourosa"
Obviamente, no interior, decorado no estilo chique gasto, o local principal é ocupado por móveis e decoração antigos ou com idade artificial, mas a decoração deve ser consistente e harmoniosamente tecida na tela do design, que combina estilização retrô, vintage, country e romântica.
As paredes
Na maioria das vezes você pode encontrar uma decoração de parede branca como a neve, às vezes com o efeito de arrastar, alguns elementos sem pintura, partes de superfícies. Além da expansão visual do espaço, a cor branca dá uma sensação de limpeza e frescura, leveza e vôo na atmosfera da sala. Além disso, em um fundo branco, até objetos leves, decoração ou acessórios em tons pastel são acentuados, sem mencionar as peças de mobiliário mais escuras e contrastantes. Às vezes, papel de parede com imitação de gesso bruto ou uma estampa floral e floral de maneira romântica é usado como decoração. As paredes e suas peças também são frequentemente usadas na moldagem de estuque - candelabros de gesso e poliuretano, soquetes e molduras criam uma atmosfera de celebração e sublime elegância.
Outra opção para decoração de parede é o uso de motivos encontrados com mais frequência no estilo country. Os painéis de parede de madeira, pintados de branco, podem ser colocados na vertical e na horizontal.
O uso de alvenaria pintada de branco também pode ser encontrado como decoração de parede para o Shabby Chic. No quarto, essa superfície pode ser acentuada e compor o design da parede na cabeceira da cama; na sala, dessa forma, você pode aparar o espaço ao redor da lareira
O uso de papel de parede floral para decoração de parede faz com que o estilo Shabby Chic pareça romântico. Mas a diferença no design do "atrito de luxo" é a presença de móveis antigos e itens de decoração, a presença de elementos desse mesmo luxo - de belos lustres a peças de móveis com acessórios dourados.
Os tetos
Na maioria das vezes, o teto no interior do estilo Shabby Chic é uma superfície branca fervida, às vezes com o efeito de envelhecimento - uma superfície rachada, não partes pintadas. Além disso, para o design de tetos, podem ser usados elementos de estilo country - vigas de teto de madeira clara em forma natural ou estruturas de piso branqueadas. Outra opção para decorar o teto é a mesma moldura de estuque - um encaixe no centro da superfície como decoração do espaço ao redor do lustre, cornijas com relevos, vários baixos-relevos.
Pavimentos
Na maioria das vezes, uma tábua de madeira ou parquet de madeira clara é escolhida como piso, menos frequentemente o piso de madeira é coberto com tinta. Se estivermos falando sobre o design no estilo chique gasto de salas como cozinha, sala de jantar ou corredor, os pisos de pedra ou cerâmica podem ser usados como revestimento do piso. Às vezes, esse revestimento é envelhecido na fase de instalação - os ladrilhos são especialmente quebrados, dobrados, deixando espaços entre os segmentos. Para decorar o chão, você pode usar tapetes, mas certamente tons claros e com os efeitos do envelhecimento. Se for usado um tapete estampado, ele deve ser limpo, desgastado ou ter bordas confusas do ornamento. Um design floral ou animalesco será preferido. As coisas "do peito da avó" ganham uma segunda vida no interior do estilo chique gasto.
Móveis para o estilo de shabby chic
Móveis para o estilo de "luxo gasto" é um elo fundamental para criar o clima necessário. Os móveis mais usados são madeira, envelhecida artificial ou naturalmente após um longo período de uso. Armários e armários, cômodas e mesas, montanhas-russas e secretárias com pintura descascada, elementos não pintados, decoração esculpida e pátina em acessórios - todos esses itens trabalham para criar uma atmosfera única da sala no estilo de shabby chic.
O uso de móveis, que costuma ser encontrado como a organização de locais de recreação em uma trama pessoal, uma varanda aberta ou um terraço, é uma prática comum para interiores no estilo de shabby chic. Cadeiras de vime e até sofás, mesas e outros itens de mobiliário de jardim se encaixam organicamente na paleta luminosa dos quartos, no estilo de "atrito luxuoso".
Uma combinação incrível de um lustre de luxo e um armário gasto, rico tecido de cortinas e poltronas velhas com elementos da antiguidade que não podem ser falsificados, que aparecem apenas após uso prolongado, tudo isso é chique com seu romance, amor pelo vintage, elementos da antiguidade boêmia e decoração luxuosa.
Além disso, os quartos com um interior no estilo da "antiguidade glamourosa" usam elementos de mobiliário barroco ou rococó - caros com pernas dobradas, estofados em veludo, veludo, couro ou cetim, com elementos dourados e decoração extensa.
Sistema de iluminação e decoração
Têxteis para o estilo de shabby chic
Há uma escolha considerável na decoração de instalações com tecidos nos interiores de "luxo gasto" - você pode usar tecidos simples em uma paleta de cores claras, bem como materiais com estampas florais, florais ou animais, uma tira fina e um ornamento macio também parecerão adequados.
Podemos dizer que os interiores no estilo do chique são abundantemente cobertos com tecidos - cortinas e cortinas em salas de qualquer orientação funcional, coberturas nos quartos, muitos travesseiros decorativos e almofadas de várias formas nas salas de estar.
Se estamos falando de decorar o quarto com tecidos, você pode usar apenas uma paleta branca como a neve, tanto para o design de um berço quanto para a decoração de aberturas de janelas. Às vezes, para criar algum sotaque, bordados ou apliques em colchas, travesseiros e outros itens têxteis podem ser usados.
Aparelhos de iluminação com decoração elegante
O sistema de iluminação no interior do estilo de shabby chic recebe considerável atenção. Em primeiro lugar, um grande lustre central, por via de regra, decora com seu design requintado não apenas o teto, mas toda a sala. Muitos elementos decorativos pendurados, vidro, cristal ou peças forjadas de design com pátina - tudo isso funciona perfeitamente para criar uma atmosfera chique e luxuosa, embora desgastada pelo tempo. Você pode usar com segurança acessórios de estilo barroco ou rococó, apenas na opção de envelhecimento.
Candeeiros de mesa com abajures têxteis - um atributo essencial do design dos quartos no estilo shabby chic. Eles são encontrados nos quartos - perto da cama como fonte de iluminação local para criar uma atmosfera romântica, com pouca luz difusa e nas salas de estar para dar ao ambiente uma atmosfera de aconchego e calor, a possibilidade de relaxar, ler e conversar no escuro em um ambiente agradável.
Exemplos de design chique gasto
Sala de estar
Sala de estar no estilo de "luxo gasto" - é sempre uma sala espaçosa com acabamentos leves, na maioria das vezes com paredes brancas como a neve, piso de madeira e teto branco fervido, coroado por um lustre de luxo. Uma área de lazer com móveis estofados em cores vivas, uma pequena mesa de café de uma loja de antiguidades ou um mercado de pulgas, abajures de mesa ou de chão com abajures têxteis - essa sala de reunião é a opção de design mais comum.
Na sala de estar do chique, é possível que haja uma lareira, tanto ativa quanto sua imitação para o arranjo de velas ou lâmpadas de aroma. O espaço ao redor da lareira pode ser decorado com tijolos pintados de branco ou com estuque de gesso ou poliuretano. Elementos forjados na chaminé da lareira, acessórios para ele, decoração da lareira são bem-vindos e trazem um elemento de antiguidade luxuosa para o interior da sala.
Nas salas de estar, onde reina o "atrito de luxo", é possível encontrar elementos de estilo country - por exemplo, o uso de cestas de vime como recipientes para plantas de interior, na forma de elementos do sistema de armazenamento. Você também pode encontrar decoração de parede usando pratos originais - pratos de coleta exibidos em prateleiras abertas ou pendurados diretamente na parede podem transformar o interior, adicionar aconchego e conforto ao ambiente.
Outro atributo comum de salas no estilo de shabby chic são espelhos em molduras antigas. Na superfície do espelho, pode haver vestígios de uso prolongado, oxidação e crepitação, o mesmo se aplica a molduras de madeira esculpida, com revestimentos dourados ou prateados, tinta rachada - todos esses elementos da antiguidade apenas acrescentam charme ao interior, trazendo o espírito de elegância antiga.
O mais difícil é integrar objetos modernos, como equipamentos de vídeo, em um interior cheio do espírito do luxo antigo. Alguns designers sugerem pendurar a TV sobre a lareira (se houver uma na sala de estar), colocar o equipamento em uma moldura antiga e, assim, disfarçar a tecnologia como decoração de parede. Mas você pode simplesmente colocar a zona de vídeo em um local conveniente para você e aceitar o fato de que o shebby chic já é uma mistura de estilística, o espírito moderno não o prejudicará.
Sala de jantar
A peça central de mobília da sala de jantar, decorada no estilo chique gasto, é uma grande mesa de madeira. As cadeiras que o acompanham podem ser de madeira, com encostos e assentos macios ou podem ser equipadas com capas de tecido removíveis. Móveis de jardim também podem ser usados - cadeiras de vime ou mini-cadeiras de vime ou videira, em cores naturais ou pintadas. Completa a imagem da área de jantar do lustre, como regra, luxuosa, quase pendurada na mesa. Ao mesmo tempo, não é necessário que objetos da estilística barroca ou rococó sejam usados no interior.
Se o tamanho da sala de jantar permitir, além do grupo de refeições, os armários podem ser instalados na sala ou nos armários para armazenar pratos, tecidos e outros utensílios de cozinha. Ao mesmo tempo, não é necessário que os móveis apresentem os atributos externos do envelhecimento - arranhões e rachaduras da tinta; é importante que sejam antigos ou antigos.
Quarto
O quarto no estilo shabby chic é brilhante, você pode até dizer um quarto branco como a neve, com detalhes em cores nos tecidos, elementos decorativos ou peças de mobiliário. É dada muita atenção ao design da cabeceira da cama. É nesse elemento do interior que os designers gostam de usar a criatividade - usar tábuas de madeira velhas com tinta surrada, persianas, portas ou outras construções usadas.
Uma cama de ferro forjado pintada de branco parecerá muito apropriada no cenário romântico de um quarto chique gasto. O design ornamentado pode ser repetido no design do candelabro central ou arandelas de parede localizadas nos dois lados da cama.
Em quartos de luxo surrados, copas podem ser encontradas com frequência. É prestada uma atenção considerável ao design têxtil; portanto, na maioria das vezes, os dosséis são muitas dobras de tecido branco como a neve, às vezes decoradas com franjas, borlas e lambrequins (dependendo do design da estrutura do dossel).
Além da peça central de móveis - uma cama grande de madeira ou com uma estrutura de ferro forjado, no quarto pode haver elementos auxiliares de móveis - poltronas e otomanos, mesas baixas, mesas de cabeceira, cômodas e armários. Na maioria das vezes, esses móveis "chegam" ao quarto de chique gasto dos estilos barroco e rococó - pernas dobradas, elementos decorativos, estofados luxuosos, na maioria das vezes com elementos envelhecidos.
O banheiro
Para criar um interior no estilo chique gasto no banheiro, é necessário um quarto pelo menos maior que o tamanho médio dos espaços utilitários padrão em apartamentos urbanos. Não é tão fácil refletir os motivos do estilo "luxo gasto" no banheiro - pode simplesmente não haver espaço para móveis com tinta rachada, lâmpadas e lustres luxuosos nem sempre são adequados em espaços pequenos, e tecidos com rosas e anjos não são necessários. Mas existem opções para usar uma mistura de antiguidade e modernidade, romantismo e elegância, é claro.Usando uma paleta de luz "à mão" em qualquer sala utilitária - é fornecida uma expansão visual do espaço e uma sensação de limpeza e frescura da sala. O uso de peças de metal e acessórios com pátina no banheiro é mais do que apropriado, e luminárias barrocas podem ser encontradas em versões pequenas.
No banheiro, no estilo shabby chic, é fácil integrar molduras antigas, tanto para decorar espelhos quanto para outras paredes - por exemplo, pinturas na área com menos exposição à umidade. Você pode usar superfícies douradas para sistemas de armazenamento de acessórios e encanamento de acessórios.